Scraps de Bem Vindo(a) e outros em Scraps Gospel ®




08 fevereiro 2010

A IMPORTÂNCIA DE SER VOCÊ                   
“Imagem é tudo”, principalmente a imagem que você faz de si mesma. A representação interna que cada um tem de si é que cria o posicionamento externo e a forma como outras pessoas orientam seu tratamento com referência à nossa pessoa. Resumindo: a maneira como cada um se vê e se relaciona consigo próprio é que define como será o seu relacionamento com o mundo. Por isso é de extrema importância ter uma imagem positiva a nosso respeito.
Tendemos a criticar quem se auto-valoriza dizendo que tem um ego inflado, mas este julgamento evidencia uma posição inferiorizada de quem ainda não conseguiu atingir um patamar estável de elevada auto-estima. E por que eu também não me valorizo? É simples: porque a crença que tenho a meu respeito ainda não me permite acreditar que tenho várias qualidades, e por não acreditar, não formei imagens mentais fortes o bastante para criá-las dentro de mim. O bom é que crenças podem ser mudadas ou substituídas a qualquer momento. É uma questão de fé, de crer para ver e não o contrário: não esperar ser aplaudida para acreditar que tem potencial, mas ter certeza de que já o possui. É essa postura interior que tem o poder de canalizar os elementos necessários ao nosso sucesso pessoal.
Todos desempenhamos inúmeros papéis na vida: mãe, filha, companheira, profissional, amiga, esportista, e para cada um deles assumimos um comportamento que, a nosso ver, é o melhor. É como se existissem vários “eus” que utilizassem diferentes máscaras para mudar o papel de acordo com a ocasião. Em cada caso o que define o comportamento utilizado é a nossa percepção do que os outros esperam de nós naquele instante. Ou seja, um referencial externo é usado para direcionar um posicionamento interno. Em decorrência disso, gastamos muita energia tentando ter sob controle essas imagens exteriores e manter a coerência e a consistência de nossos comportamentos. Gastamos tanta energia e tanto tempo nisso que pouco sobra para descobrir quem realmente somos.
Independentemente das opiniões externas, a consciência de quem sou “eu”, baseada num referencial interno de aceitação, abre um universo de possibilidades. Ninguém é maravilhosa e sensacional cem por cento do tempo, embora gostaríamos que assim fosse. Nem mesmo a Mulher Maravilha ou o Super Homem. Ninguém é perfeito! Perfeito só Deus! Erros e acertos, altos e baixos fazem parte da vida. Como seres humanos estamos aqui acertando, errando, aprendendo e evoluindo todos os dias. Com certeza você já viu alguém reconhecer um ato falho ou uma situação que não teve o desfecho esperado, e provavelmente ao invés de ser culpado, foi admirado por sua coragem em aceitar e assumir. Esse é o início da construção de uma imagem positiva de si mesma e de manter a auto-estima lá em cima: ser o que se é, aceitar com tranqüilidade o que ainda não é, e trabalhar para mudar e vir a ser. Se aperfeiçoar a cada dia! O mais importante não é acertar sempre, mas sim errar o mínimo possível e aprender com os erros.
Seja você mesma! Sem máscaras!
Aceitação é a chave para a mudança daquilo que, em sua opinião, ainda não está ideal. Ser você mesma implica em aceitar o que se tem neste momento e começar a partir daí. Você é única e especial. Não existem, nunca existiram e jamais existirão duas pessoas iguais. “Eu” sou o que eu sou e cada um é o que é! Todos estamos sempre fazendo nosso melhor e aprimorando-nos a cada dia, quer tenhamos consciência ou não (e mesmo que algumas vezes possa não parecer). Por isso é tão importante descobrir nossos potenciais, deixar aflorar o lado puro, o lado bom que todos nós temos, com o mínimo de críticas ou julgamentos. Sem se estender em culpas e desperdiçar energia inutilmente, com dúvidas e questionamentos infindáveis. Não crie expectativas, muito menos ilusões. Liberte-se das opiniões alheias porque se não estão servindo para elevar a moral e a auto-estima, então não servem para mais nada!
Acredite: você é muito importante! Existe um propósito maior em sua vida. Comece agora mesmo a reforçar essa imagem bem dentro de você. Dê vida a esta idéia. O momento seguinte nasce do momento atual, não do passado. Portanto, esqueça o que já foi. Não desperdice seu tempo tentando manter situações só pelo que os outros vão pensar, dizer ou fazer. Isso não é problema seu, é deles. Aja por si mesma, por acreditar em Deus e em você!
É ótimo ser simplesmente “Eu”. O melhor marketing pessoal já criado é o da autenticidade. Não conheço ninguém que não faça sucesso com ele, porque é maravilhoso ver uma pessoa autêntica. É extremamente agradável conviver com ela. É uma fonte de inspiração e de admiração. E todas queremos exatamente isso: reconhecimento, aceitação, respeito e consideração. Isso é ser o máximo! Isso é ter sucesso! Isso é ser você!
Rate this:
Be the first to rate!
discover more!
 
 





tags
Blog Widget by LinkWithin Posts Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião em relação a ser um cristão nos dias em que vivemos?